segunda-feira, 2 de maio de 2011

3a. Parte Como Tornar as Mudanças no Ambiente de Trabalho um Processo Útil


O ambiente é estimulante quando agradável. Quando as pessoas são transparentes, sinceras, leais. Ao mudar o layout, os processos e os procedimentos, para que haja aceitação e comprometimento, cada pessoa deve adequar aos mesmos a sua postura interna; isto é, a atitude interior pessoal. A estrutura principal é a interior, onde cada qual se fundamenta na autoconfiança, a qual um funcionário só pode exercer se houver retaguarda. Esse suporte estimulante é fornecido pelo líder, ao declarar: "Vá em frente", "estou com você". Se você cair, estender-lhe-á a mão. O verdadeiro líder é o que faz com que o outro execute a tarefa bem feita, sem obrigação; mas, por amor, por dever, com entusiasmo.

          A maior parte das pessoas é bastante resistente a qualquer tipo de mudança, por medo do desconhecido. Como também há fatores que podem se tornar prejudiciais para o processo. Normalmente quando cada um quer fazer a sua mudança pessoal. É necessário sinergia entre os dirigentes. Quando entenderem que a mudança é um propósito coletivo, com evidência, vai dar certo. Se existe um consenso, por que dar errado? Dentro de determinado setor há pessoas que jogam contra. Estão com a mesma camisa, mas fazem gol contra. Pessoas que fazem tudo para que o projeto dê errado simplesmente porque a ideia partiu de outra cabeça. É recomendável que se estabeleça um processo de conscientização geral que, normalmente, só terá efeito com alguém de fora, usando linguagem e métodos diferentes dos domésticos, já conhecidos e tão insistentemente batidos, sem a psicologia apropriada; até mesmo, sem exemplos pessoais. A mudança é o único fato real que está sempre presente na vida das pessoas e das empresas, em todo o mundo.
Professor João Beserra da Silva
Telefones:11/84645220 - 91268916
Direitos de reprodução parcial e total protegidos pela Lei 5988/73. Se, para trabalhos escolares ou teses universitárias, parcialmente, o autor permite, desde que seja citada a fonte, incluindo nome do autor, fonte e título da obra. Nunca para cursos explorados comercialmente ou profissionalmente.

2a. Parte - Como Tornar as Mudanças no Ambiente de Trabalho um Processo Útil


Para driblar as adversidades encontradas no ambiente corporativo à implantação e à conclusão de um processo de transição cada profissional precisa aprender a se autogerenciar. Muitos ainda são submissos a ordens, regras e comportamentos que lhes são impostos, sem a explicação do porquê de determinada ação; muitas vezes em desalinho com a missão e o foco da organização. Lá no final da linha, quando o produto estiver acabado, estará um cliente esperando o que ele deseja e diferentemente do que ele quer lhe oferecer. Só que antes de chegar ao cliente final, há clientes que estão um ao lado do outro, dentro da própria empresa. Em uma corporação todos contribuem para que o resultado final seja o esperado. Todos são clientes. Se dependem de você, são seus clientes. Se você depende dele, você é o cliente. Os diretores e gerentes querem que cada um encante o seu cliente e o trate como Deus, mas fomentam ou permitem a desarmonia entre as pessoas pelo mau exemplo entre eles mesmos. Maltratam a secretária e os de níveis tidos como baixos. Alimentam conflitos entre si e relutam em mudar. Como driblar as adversidades e os contratempos? Sabendo que todos somos resistentes às mudanças devido à incerteza e porque precisamos saber as suas razões. Tudo se tornará melhor pela conscientização, pela preparação, pela mudança das atitudes e da própria consciência, quebrando paradigmas, alinhando-se em torno dos objetivos comuns.

          Para que profissionais e instituições se entendam nesse sentido é imprescindível que todos conheçam o foco da empresa com oportunidade de autogestão. Há empresas que escondem a missão, deixam os valores velados e obscuros os seus objetivos. De acordo com Stephen R. Covey, que entrevistou em 21 anos, mais de cinco milhões de pessoas, apenas 15% conheciam o foco das respectivas empresas. Há um paradoxo quando dizem "autogerencie-se" e intervêm. A ingerência desmedida quebra o encanto da autogerência. Mas todos têm que ser preparados para se autogerenciarem. O entendimento vem da consciência clara do "seja gerente de você mesmo" e da posse desse compromisso pessoal. Para demonstrar que pode, é preciso que trace seus próprios objetivos e seus planos individuais. Que saiba administrar o seu salário, o seu desenvolvimento pessoal, a sua evolução; porque tudo é consequência de sua própria visão. Assim todos entenderão a visão da corporação e estarão firmes no seu foco. Algumas empresas aboliram o cartão de ponto, o que permite ao colaborador gerenciar todo o seu tempo, sem perder o foco da tarefa. Esses fundamentos afirmam "seja você mesmo", mas com responsabilidade, pois deve entregar a sua tarefa, cumprindo a sua missão, como parte eficiente do todo eficaz.
Professor João Beserra da Silva
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Como Tornar as Mudanças no Ambiente de Trabalho um Processo Útil



Como Tornar as Mudanças
no Ambiente de Trabalho um Processo Útil
Professor João Beserra da Silva
          
Quais as empresas que estão atentas às mudanças? 
Quantas pessoas estão preparadas para elas? As corporações visam ao lucro; mesmo porque, sem ele, como se manterem? O lucro é consequência de boa prestação de serviços, de bons produtos, de ambiente feliz, de bom fluxo de caixa e de boa administração. E, desse modo, sê-lo-á perene. Tanto o serviço quanto o produto depende do ser humano.

Máquinas, tecnologias e avanços da ciência da informática são apenas instrumentos. O ser humano pode deter em suas mãos o melhor equipamento e, mesmo assim, produzir o pior produto ou prestar péssimos serviços. Hoje as empresas buscam a certificação das diversas formas de ISO. Que adianta trabalhar com a qualidade total e esquecer a pessoal? O profissional deve se especializar cada vez mais. Em técnicas de trabalho, e muito mais aperfeiçoar a sensibilidade. Além do uso da razão ou do coração, é preciso ouvir a intuição. Ela gera a sensibilidade

          As empresas podem favorecer as mudanças realizando-a, em primeira mão, no alto escalão. Deve começar na mentalidade de quem está liderando. O líder que extorquir, enganar, mentir, pisar, sonegar informações e conhecimentos, tripudiar estará agindo contra o crescimento natural da empresa que dirige. Jamais deve depender totalmente de outros, mas estimular o espírito de equipe, em contínua interdependência. Sem usar a força, mas pelo exemplo, pela atitude, deve arrastar os seus subordinados e os seus pares. Toda palavra terá valor e sentido se os atos e as ações seguirem o que foi dito. É preciso que os dirigentes saibam que na mudança do layout da disposição da linha de produção, por exemplo, quem vai acionar as máquinas, manusear a matéria prima, a embalagem, estocar, carregar o caminhão e levar para a loja é o ser humano, que, por sua vez, deve ter consciência de que faz parte daquele produto, daquela empresa e que, por conseguinte, deverá 
ser ouvido. Além de ser uma parte, ele faz parte. (Segue a 2a. parte)

Professor João Beserra da Silva
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PROJETOS MOTIVACIONAIS


PROJETOS MOTIVACIONAIS


Há quem diga e pense que Motivação é balela de consultores e de motivadores. Certamente que sim, quando entregam essa tarefa fundamental a pessoas sem o preparo e sem os carismas adequados para prospectar a mina inesgotável que há em cada ser humano.
Por meio do despertar de verdadeiro fogo interior levamos os participantes aos níveis mais profundos de suas consciências de forma a refletir sobre o seu valor pessoal. Nossos programas - todos eles, em geral e cada um, em particular -  elevam o nível de motivação pessoal, quando cada participante descobre o segredo da comunicação e da auto-motivação. Todos precisamos de afeto e de ternura para motivarmos e mantermo-nos motivados; bem como, focos próprios e especiais para pensarmos e vivermos melhor e mais criativamente. Após apenas uma apresentação nossa, o clima da empresa passa a ser outro, mais alinhado, mais amigo, mais responsável e mais superior.
Professor João Beserra da Silva
professorbeserra@gmail.com
telefones: 11/84645220 - 91268916

SOLUÇÕES



SOLUÇÕES 

 

Desenvolvemos programas para treinamentos, encontros motivacionais, workshops e seminários. Nossos trabalhos são personalizados, sem "receitas prontas". O conteúdo e a carga horária são ajustados às necessidades de cada organização, mediante diagnóstico feito a priori, in loco, e fundamentados no resultado de reuniões preliminares, realizadas com os responsáveis.
Aplicam-se a todos os níveis hierárquicos das corporações. Adequamos a linguagem ao perfil de cada público-alvo, desde o chão-de-fábrica até a Alta Administração.
Nossos métodos e a nossa pedagogia proporcionam aos participantes reflexões; até mesmo momentos de profundo estado de introspecção para que possam metabolizar e identificar as informações que são importantes para o seu dia-a-dia e de que forma utilizá-las no gerenciamento de suas atividades, facultando o desenvolvimento de habilidades e competências, com maturidade e responsabilidade 

PROFESSOR JOÃO BESERRA DA SILVA


PROFESSOR JOÃO BESERRA DA SILVA
Conferencista e facilitador de aprendizagem, com muita habilidade no uso de processos por reflexão dos participantes; cursou Direito pela Universidade de São Paulo - USP (Faculdade do Largo de São Francisco). Consultor organizacional nas áreas de RH (treinamento e desenvolvimento humano), escritor, poeta e orador, com larga experiência na arte de falar em público. Metafísico e Parapsicólogo com diversas viagens ao exterior onde angariou experiências; hoje se dedica a transmiti-las em suas apresentações e se destaca por sua energia, garra, entusiasmo e vontade para que todos assimilem o caminho dos fora-de-série. Atuação efetiva na área comercial como gerente e diretor-comercial de empresas; algumas, multinacionais. Desenvolveu métodos que lhe trouxeram sucesso e diversos prêmios pelas empresas em que passou. Autor de livros como Os segredos da Mente, A Arte de Viver e Conviver, Os Três Conselhos do Rei, O Carisma da Linguagem (Excelência Pessoal na Comunicação Verbal - Quem se Expressa Bem, Vale por Cem) dentre vários outros títulos. Conferencista e motivador treinou mais de 50.000 profissionais. Ministrou mais de 5.800 cursos em todo o território nacional. Seu método adota a linguagem dos dois hemisférios do cérebro, no sistema da Maiêutica de Sócrates

          QUALIFICAÇÕES:

          Domina a arte da comunicação e sabe como sensibilizar as pessoas, em grupos pequenos ou grandes. Tanto profissionais de vendas, como de todas as áreas; sobremodo executivos e pessoas em nível de liderança. Galgou de Office-boy a Diretor-Comercial. É professor de Comunicação e de Expressão Verbal (Oratória), com o curso O CARISMA DA LINGUAGEM, cuja monografia já está na 33ª edição. Trabalha com a Gestão da Qualidade Pessoal (A Caminho da Excelência Pessoal). Prepara líderes e instrutores de treinamento. Detém programas de PMC – Processo de Melhoria Contínua, de Liderança, Comunicação e Sucesso, Motivação Humana e Negociação com Estilo, Gerenciamento das Relações Humanas, Qualidade de Vida, programas antiestresse e diversos outros “sem receitas prontas”. Conhece todo o Brasil, fazendo contatos comerciais, dando entrevistas em rádio e televisão e ministrando cursos e seminários.
          Ao longo da sua vida passou por diversos cursos, participou de inúmeros congressos, conferências, seminários e fóruns; no Brasil e no exterior; estudou Marketing, Relações Públicas e Humanas, Liderança e Poder Pessoal, Comunicação e Expressão Verbal, Metafísica e Parapsicologia, Teologia e Filosofia, PNL, PMC (Processo de Melhoria Contínua), Gestão da Qualidade, Como Tornar uma Equipe Campeã, Negociação e Vendas e outros ministrados nas empresas das quais participou, inclusive no exterior.
          TRABALHOS PUBLICADOS E A PUBLICAR:
          Todos os livros indicados abaixo são de sua autoria, cujas dinâmicas e técnicas são aplicadas em cursos.
  Os Segredos da Mente – Forever Editora - 3ª edição esgotada
  A Luz da Vida – Ed. Loyola - 2ª edição esgotada
  A Paz Mundial Começa em Cada Um de Nós – Edição Própria - 1ª edição esgotada
  A Caminho da Excelência  - (O Evangelho do Sucesso – Volume I ) – A ser publicado
  A Caminho do Infinito  - (O Evangelho do Sucesso – Volume II) – A ser publicado
  Você Vale a Pena - (O Evangelho do Sucesso – Volume III ) – A ser publicado
  Um Novo Convite À Vida (Como se Libertar do Estresse) – A ser publicado
  A Arte de Viver e Conviver – Gerenciamento das Relações Humanas
  Os Três Conselhos do Rei – 1ª Edição – No prelo
  O Carisma da Linguagem (Excelência Pessoal na Comunicação Verbal - Quem se Expressa Bem, Vale Por Cem)
  Por Um Mundo Melhor
  Diversos artigos e trabalhos publicados em vários meios de comunicação