sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A CAMINHO DA EXCELÊNCIA


A CAMINHO DA EXCELÊNCIA

A qualidade total, tão apregoada nos tempos modernos, sem a qualidade pessoal é verdadeira falácia. Qualidade é efeito, conseqüência de algo que a precede. A preocupação exagerada com a qualidade final pode se transformar em psicose coletiva, em detrimento do essencial que é a qua-lidade pessoal.
Antes do profissional e do produto, até mesmo da própria empresa, e de qualquer outro poder – Executivo, Legislativo ou Judiciário – está a pessoa humana, em todos os níveis. Qualquer programa de recursos humanos que descuide dela (pessoa) está bem distante de alcançar resultados duradouros.
Quem se descuida da pessoa, perde o profissional. A pessoa e o profissional são inseparáveis. Malgrado sejam uma só, quem se apresenta primeiro é a pessoa. Tanto no vendedor quanto no diretor; tanto nas funções mais simples quanto nas mais complexas. Tanto nos poderes temporais quanto nos religiosos, a pessoa está acima de tudo.
Está também no cliente, que antes de ser consumidor ou usuário de serviços, é pessoa humana. Está nos cargos públicos, nos ministérios, na magistratura, no professorado, na polícia e nos campos de esportes. De igual maneira, nos religiosos, e em todas as atividades.
O caráter é indelével e indissociável da pessoa. As características pessoais agregam-se às do profissional. Mas, vale ressaltar mais uma vez, um e outro estão no mesmo ser, sem se apartarem. Devem estar unidos, intrinsecamente ligados.
Se a pessoa é dotada de boa índole, de caráter bem formado, de estrutura familiar sólida, de amor à vida, de vontade de servir, com evidência, esforça-se para ser profissional de renome com o fito de bem servir à comunidade, por meio de seus predicados em todas as suas atribuições. Aliás, já de per si, são passos essenciais para essa escala-da…
Um diretor que seja reconhecido pelo gabarito, pelo tirocínio e pela capacidade de tomar decisões, mas cujo valor como pessoa seja mínimo, apresenta-se pela metade, fracionado, sem o seu poder integral. Falta-lhe magnetismo pessoal assaz importante para ser mais completo. Portanto, a pessoa, como ser humano, deve ser total.
Quão bom e agradável é perceber que a capacidade de alguém se ressalta e se impõe por valores invisíveis, mas marcantes como a amabilidade, a sociabilidade, a cortesia, as boas maneiras, o respeito, a firmeza, a objetividade e a devoção àquilo que executa.
É gratificante levar a efeito tarefas para quem, acima do seu cargo, coloca o amor pelo que realiza e como o faz na relação com as demais pessoas. Nem se nota o seu posto, pois se apresenta antes a sua educação e a maneira amis-tosa de colocar os seus desejos e as suas vontades. É uma questão de liderança.
Qualquer que seja a sua posição na sociedade e na empresa, adote essa postura de se voltar antes e muito mais para a sua pessoa, como gente, como ser humano. Como superior ou comandado, agindo desse modo, os resultados serão outros. E o mundo, muito melhor!
O mundo assim constituído será muito mais feliz, mais promissor e agradável de se viver. Dirigiremos melhor e seremos melhor orientados, tanto em nível governamental, quanto nas empresas e em nossas casas.

Para criar grupos de estudos em sua cida-de, contate-nos:

Professor João Beserra da Silva
11/98464-5220 – 96435-0934

professorbeserra@yahoo.com.br

Direitos de reprodução parcial e total protegidos pela Lei 5988/73. Se, para trabalhos escolares ou teses universitárias, parcialmente, o autor permite, desde que seja citada a fonte, incluindo nome do autor, fonte e título da obra. Nunca para cursos explorados comercialmente ou profissionalmente.

MNEMÔNICA – A ARTE DE DESENVOLVER A MEMÓRIA - Prirmeira Parte


MNEMÔNICA – A ARTE DE DESENVOLVER A MEMÓRIA
Primeira Parte
A imaginação é muito mais forte do que a vontade. Se a sua já for bem forte, mais ainda haverá de ficar pela aliança com a imaginação. Por ela, como se fosse filme de ficção, crie quadros mentais de pessoa bem-sucedida nos estudos, na profissão, na vida e como comunicador admirado e respeitado.
Imagine o seu cérebro como o mais poderoso computador do globo terrestre e de outras esferas, de fácil manejo. Capaz de absorver todas as questões, as quais, na hora exata e sempre que necessário for, uma fada-madrinha, sábia e solícita, dar-lhe-á as respostas acertadas, fazendo-o voltar ao fio da meada. Acredite nela, na sua fada-madrinha – a sua memória. Mantenha com ela relação de amizade e de camaradagem harmoniosa, afirmando diariamente:
Minha memória é perfeita e fiel, inteiramente sintonizada com a sabedoria infinita do meu supraconsciente que guarda e me passa todas as informações necessárias para que as minhas apresentações em público sejam sucesso constante, fruto da admiração de todas as pessoas. Alimento-a com a minha inabalável crença nesse poder interior, ainda mais pela certeza de que Deus é a sua Luz. Obrigado, minha memória por você ser tão boa, com tanta sabedoria!
Como Estudar – Uma vez desperta a confiança na sua fada-madrinha, – a memória, – determine-se a estudar os conteúdos necessários das suas lições, para as provas, para os concursos, ou o tema do seu discurso e a montar a estrutura do mesmo. Certifique-se de que está em calma, de bem com você, com todas as pessoas e com o assunto escolhido. Ligue um som, em tom suave e brando, quase imperceptível. Ouça inicialmente músicas clássicas, bem agradáveis; de preferência orquestradas, do seu agrado. Se ainda for alheio a esse tipo de música, aprenda a apreciar o seu gênero que, por si só, já é re-laxante.
Discipline-se a executar aquilo para o que se determinou, de maneira que esteja inteiramente entregue ao estudo, de corpo e alma.
Durante o estudo, evite cometer os seguintes erros:
a) Mascar goma de natureza alguma. Ela contém açúcar, corante e sabor artificial. O açúcar derrete e penetra na corrente sangüínea, encontrando logo respostas no cérebro, pois é inibidor cerebral. Quando alguém está nervoso é muito comum se lhe oferecer água com açúcar. Portanto, se quiser deter a mente viva e desperta, fique longe do açúcar.
Outro fator nocivo é o sabor que provoca reações químicas no organismo, ativando os sentidos do olfato e do paladar. Entram em ação os sistemas e os órgãos ligados à alimentação: o endócrino, acionando as glândulas salivares e as digestivas. No exato instante em que há o despertar da saliva, a sua química exerce comando no aparelho digestivo, com a seguinte mensagem: “prepare-se, aí vai comida para ser digerida”. O fígado fica aguardando, movimentando-se até mesmo o intestino, como a arranjar espaço para o que vai chegar. Com o alarme falso as energias dos diversos sistemas, órgãos e aparelhos já se puseram em movimento, iniciando a produção de oito ácidos, diferentes e contraproducentes, em extremo, prejudiciais à saúde e ao equilíbrio do corpo.
b) Você fuma? – Se a resposta for positiva, sugerimos-lhe evitar essa prática enquanto estuda porque, da mesma forma como a goma de mascar provoca reações, assim também o cigarro; sobremodo no sistema nervoso, afetando o respiratório e o circulatório. Pelos mesmos motivos, evite comer ou mastigar alguma coisa enquanto estiver estudando.
c) Gosta de rock? – Ouvir esse tipo de música no período do estudo, prejudica o seu rendimento. Esse gênero altera todo o ritmo celular e o orgânico do ser humano. Mexe com o cérebro e tira-lhe o poder de concentração. Cansa o sistema nervoso. Ao escutarem essa música, ratos morrem em apenas três minutos, segundo estudos realizados no Japão.
Essas recomendações do que é prejudicial, aqui são postas com o intuito de preservar as suas energias. Quanto menos desperdiçá-las, melhor!

Para criar grupos de estudos em sua cida-de, contate-nos:

Professor João Beserra da Silva

11/2086-3567 - 8464-5220 – 9126-8916
http://www.myspace.com/professorbeserra
http://professorbeserra.wordpress.com
http://academiabrasileiradeoratoria.ning.com/
http://www.professorbeserra.ning.com
http://professorbeserra.blogspot.com/
professorbeserra@yahoo.com.br
desenvolvendotalentos@gmail.com

Direitos de reprodução parcial e total protegidos pela Lei 5988/73. Se, para trabalhos escolares ou teses universitárias, parcialmente, o autor permite, desde que seja citada a fonte, incluindo nome do autor, fonte e título da obra. Nunca para cursos explorados comercialmente ou profissionalmente.

MNEMÔNICA – A ARTE DE DESENVOLVER A MEMÓRIA
Segunda Parte

Do que você precisa para estudar bem:
I. De concentração – O que é concentração? – É ação concentrada em um objetivo determinado. Volte-se, pois, para ele e o mantenha como o foco de sua atenção. Concentração é estar com o centro da ação.
II. De atenção – E atenção? É a concentração de suas energias para algo que escolheu ou que lhe interesse observar e seguir. Confunde-se com concentração; mas é colocar a mente naquilo e deixar-se tomar por ele. É estar desperto, sem desviar os pensamentos e acreditar.
III. De interesse – É muito difícil conciliar atenção e concentração no que foge ao seu interesse. Portanto, é imprescindível que tenha interesse em estudar aquele tema ou assunto que lhe foi confiado ou que escolheu. Como também é de suma importância a consciência de sua utilidade e do bem que possa proporcionar-lhe ou a outros. Como manter interesse por algo que seja prejudicial, ilícito ou perigoso?
IV. De energia – Sem energia, sem vitalidade todas as forças acima enumeradas se desvanecem. O seu organismo precisa estar descansado e energizado. Para tanto, o melhor meio é a água que atua como energizante – uma das principais energias da vida ao lado do oxigênio; e como relaxante – oxigena a corrente sangüínea. Conseqüentemente, o cérebro, do qual carece bem desperto. Além de servir a água como ativador de todas as células, suprindo eventualmente a necessidade de alimentos. Deve ser tomada aos goles.
A água é uma energia vital necessária à subsistência e à composição orgânica. O ser humano é composto de dois terços de água. É-lhe impossível viver sem ela. Ao sentir dor de cabeça, tome alguns goles de água, até completar um copo. Vá à janela e aspire ar puro bem lentamente e expire mais devagar ainda. Seu cérebro trabalha e vive melhor se estiver bem oxigenado. Deficiente desse elemento reclamará sempre. A maneira própria para tanto é fazer “doer” a cabeça.
V – De ambiente propício – Para que haja bom índice de aproveitamento, o ambiente é fundamental e o estado de espírito, também. Então, o ambiente deverá ser calmo, sem barulho, tumulto ou discórdia; assim como sem preocupação e sem incertezas. Deverá estar bem arejado e iluminado, de preferência com luz solar. Se possível, advinda do nascente. Os neurônios abrem-se e oferecem-se ao seu serviço na calma e na tranqüilidade, de modo a funcionar os dois hemisférios. Nesse nível os neurotransmissores concorrerão para que alcance o seu propósito. Se tolhidos pelo medo, pela ansiedade ou pela preocupação fecham-se movidos pelo instinto de autodefesa, gerando outra programação, diferente daquela que lhe interessa.
VI – De boa atmosfera mental – O melhor de todos os ambientes para nada lhe servirá se a sua “casa interna” estiver mal arrumada. O seu espírito precisa de serenidade, de paz, de autoconfiança, de relaxamento, de ambiente externo e interno para estudo, como para a tomada de decisões importantes na vida. É necessário que haja aprofundamento dos níveis internos, pelos estados alterados da consciência. É conveniente chegar ao nível alfa, momento em que o cérebro alcança a fre-qüência entre 12 a 7 ciclos por segundo, em completa calma e em estado de grande receptividade.
Ao chegar, pois, à freqüência ideal, de forma consciente – no nível alfa, ocorre o desabrochar de todas as suas potencialidades. Nesse estado afloram-se os neurônios necessários como se lhe dissessem: “Somos folhas vivas de caderno em branco à sua disposição para gravar o que quiser. Faça-o neste instante com calma e confiança!”
Nossos sentidos estão programados para ouvir até determinado nível de decibéis. Se maior, o som afetará os sistemas, conseqüentemente, o rendimento, a saúde, mexendo com o ritmo interno do ser.
É complicado e dispendioso?
Talvez! Mas dessa maneira e com esse método, grandes homens e mulheres projetaram-se na vida. Desse modo, utilizaram-se de grande parte do seu potencial, sem a necessidade de estudar tanto. Mas, da forma correta. Siga, pelo seu próprio bem, esses passos, o seu êxito estar-lhe-á assegurado em qualquer área de estudos e do conhecimento humano; como alguém que precisa de memória perfeita.
Você vale a pena!
Para criar grupos de estudos em sua cida-de, contate-nos:
Professor João Beserra da Silva
11/2086-3567 - 8464-5220 – 9126-8916
http://www.myspace.com/professorbeserra
http://professorbeserra.wordpress.com
http://academiabrasileiradeoratoria.ning.com/
http://www.professorbeserra.ning.com
http://professorbeserra.blogspot.com/
professorbeserra@yahoo.com.br
desenvolvendotalentos@gmail.com

Direitos de reprodução parcial e total protegidos pela Lei 5988/73. Se, para trabalhos escolares ou teses universitárias, parcialmente, o autor permite, desde que seja citada a fonte, incluindo nome do autor, fonte e título da obra. Nunca para cursos explorados comercialmente ou profissionalmente.