sábado, 6 de fevereiro de 2010

Eis O Segredo:


• Eis O Segredo:

 É a respiração que afrouxa a ten-são nervosa pela distensão do sis-tema nervoso...

Nesse estado, inabalável e imperturbável, as piores notícias e os mais difíceis problemas mostram-se inócuos para lhe causar perturba-ção. Ainda mais, se cuidar da sua respiração e dos seus estados interiores. Se diligenciar bem do seu mundo interior e das suas representações internas. Se cuidar bem do seu sistema nervoso, evitando que seja abalado.

Porque, quando há desequilíbrio do mesmo, ocasionado pelos pensamentos e sentimentos negativos, atinge a rede de informações correspondentes às vibrações daquele momento, em todo o mundo. Ou seja, capta a freqüência de pessoas negativas. Eis que esse sistema - o SNC - Sistema Nervoso Central - é mais complexo do que todos os meios de comunicações da Terra.
É essencial saber dominar os sentidos e as emoções. Controlar-se diante dos problemas e das dificuldades. A fim de passar para filhos e subalternos a fortaleza interna para a solução de problemas, é preciso dispor de meios para resolver os seus. Costumamos afirmar em nossos cursos de “Direção Defensiva”: é preferível perder o direito de preferência para poder ganhar a vida ou uma nova oportunidade. Entenda, reflita e compare os choques do trânsito com os da vida cotidiana. Sobremaneira quando se vive ausente de Deus, trilhando caminhos diferentes dos de Jesus Cristo.

Em nossos seminários nas empresas, e no Serviço Público , acon-selhamos os participantes a buscar esse equilíbrio. A ouvir os desaforos, sem olhar nos olhos do agressor nem volvê-lo para baixo. Mas, mantê-lo fixo no terceiro olho, esboçando um sorriso. Ouvindo, mas sem sentir no coração. E, depois que a pessoa terminar, indagar-lhe cortesmente:
- Há algo mais a me dizer?
É capaz de imaginar a reação da outra pessoa? Com certeza! Provavelmente, já tenha ocorrido com você o mesmo. Muitos são os testemunhos apresentados logo no dia imediato, como aconteceu em uma concessionária de automóveis, em cuja rede atuamos como Con-sultor e responsável pelos treinamentos.
Um Recepcionista (Consultor Técnico) foi destratado por um cliente. Procedeu daquela forma e ao indagar do cliente se havia alguma coisa mais a acrescentar, recebeu como resposta:
- Já lhe falei tudo! – em tom bravo, ainda muito irritado.
À tarde, quando o cliente veio retirar o seu automóvel, chamou o Recepcionista e lhe afirmou:
- Desculpe-me pelo que ocorreu hoje pela manhã.
Como é bom aparentemente perder para lucrar no seu mundo in-terior. É útil julgar-se capacitado e procurar sempre conhecer a na-tureza do seu ser... Para tanto, o nosso apelo é para que trabalhe em si. Que se esmere no autoconhecimento. Que se conheça a fim de que haja silêncio profundo dessas terríveis vozes, que não provêm de Deus, que é todo Amor e Misericórdia.
Desse modo, ser-lhe-á facultado escutar a sábia voz interior que vive longe da periferia dos tumultos dos conhecimentos humanos. Mas que habita as profundezas do âmago do ser.
O titular de uma outra concessionária de automóveis, ao receber fortes reclamações de um cliente, transferiu toda a sua vergonha para o primeiro colaborador que por ali passava. Depois que falou o quanto pensava ser seu direito, quedou-se a ouvir daquela pessoa:
- E o sorriso? E o sorriso?
- Para quê? – perguntou furioso o empresário.
- Para conversarmos como gente! – respondeu o colaborador. E os dois que haviam feito o nosso curso, acabaram sorrindo e se entendendo. Foi o próprio diretor quem nos relatou o fato, afirmando da grande validade do trabalho realizado por nós em sua firma, cujos efeitos se espalharam por toda a organização. A ponto de haver afirmado que todo o ambiente mudou e que agora a sua empresa é outra, renovada pela cordialidade e pelo bom entendimento.

 Para orientar bem é necessário entender a pessoa do outro.

Se o faz com pena dele, torna-se fraco. Sobremodo, se tiver medo da orientação a ser dada. Para tanto, é necessária a segurança própria. Ou seja, um profundo estado de paz de espírito, que só é obtido lá no sacrário do ser, na plena unidade com o seu ser interno.

Muitas pessoas gostariam que a paz de espírito fosse vendida em qualquer lugar, por ser ela tão indispensável para um viver feliz. Todos nós ficaríamos contentes se ela tivesse algum preço material. Quem sabe, se assim o fosse, poderíamos comprá-la!
Entretanto, há como adquiri-la por intermédio de bens terrenos? É possível encontrá-la em qualquer lugar? Mesmo porque só há um local onde ela está. É dentro de cada um de nós. É desconhecido quem nesta Terra no-la possa oferecer! Livro algum no-la pode apresentar.

"Quando somos incapazes de encontrar tranqüilidade dentro de nós mesmos, é inútil buscá-la em outro lugar”. La Rochefoucauld

Sem que seja preciso dizer: “Eu vos dou a minha paz!”, todos à sua volta senti-la-ão em você, quando a sua alma se mantiver em silêncio. Assim, só quando você, pai, está em paz, pode passá-la para os filhos. E quando você, filho, mantém a paz pode irradiá-la para os pais. Quando você, qualquer que seja a sua atividade e a sua função, detém a paz, gera em torno de si essa aura magnífica chamada paz. Nessas circunstâncias todos se sentem atraídos por seu magnetismo pessoal, oriundo do seu próprio interior.

Ela - essa paz tão aspirada - é encontrada no silêncio. Longe de todo o barulho. Pode parecer a alguém se tratar de lugar ermo e secreto, distante de tudo! Lá na montanha ou no deserto. Grande engano! Trata-se do secreto da alma. Jesus se refere a ele – ao secreto. De todas as partes onde haja paz. Afastadas de todo tumulto interior, lá onde a harmonia seja a soberana e predomine. Onde inexistam os conflitos íntimos.

Todos nós os possuímos. Quando com eles convivemos, realmente se torna difícil encontrar a centelha da solução acertada. Embota-se a fonte inspiradora que procede da intuição. Interrompe-se o circuito interno. É preciso ficar longe dos questionamentos improdutivos e mesquinhos. De tudo quanto cause prejuízo a alguém. Em especial de medos, de incertezas e de tantas negatividades.

Que estas reflexões possam auxiliá-lo em suas lides diárias e em toda a trajetória de sua vida. Saiba que caminhamos para o alto, porque a nossa meta não está ali à nossa frente, mas bem distante, além dos horizontes. Caminhe sempre, mais, cada vez mais, avançando para o ponto maior de sua vida. Evite os objetivos sem fundamento e sem estrutura que se firme em seu interior. Você é cidadão do Alto e se dirige para o Absoluto. Avante!

Se se interessar por esse processo de mu-danças, fale conosco e nos convide para uma palestra em sua empresa ou em seu organismo social; ou, se detiver o poder público, em sua repartição, em órgão mu-nicipal, estadual ou federal.

Professor João Beserra da Silva

11/2086-3567 - 8464-5220 – 8166-6130 - 9126-8916
http://professorbeserra.wordpress.com
http://academiadeoratoria.ning.com/
professorbeserra@yahoo.com.br
desenvolvendotalentos@gmail.com
 Antes de imprimir, PENSE VERDE. PENSE no Meio Ambiente

Nenhum comentário: