segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como Tornar as Mudanças no Ambiente de Trabalho um Processo Útil



Como Tornar as Mudanças
no Ambiente de Trabalho um Processo Útil
Professor João Beserra da Silva
          
Quais as empresas que estão atentas às mudanças? 
Quantas pessoas estão preparadas para elas? As corporações visam ao lucro; mesmo porque, sem ele, como se manterem? O lucro é consequência de boa prestação de serviços, de bons produtos, de ambiente feliz, de bom fluxo de caixa e de boa administração. E, desse modo, sê-lo-á perene. Tanto o serviço quanto o produto depende do ser humano.

Máquinas, tecnologias e avanços da ciência da informática são apenas instrumentos. O ser humano pode deter em suas mãos o melhor equipamento e, mesmo assim, produzir o pior produto ou prestar péssimos serviços. Hoje as empresas buscam a certificação das diversas formas de ISO. Que adianta trabalhar com a qualidade total e esquecer a pessoal? O profissional deve se especializar cada vez mais. Em técnicas de trabalho, e muito mais aperfeiçoar a sensibilidade. Além do uso da razão ou do coração, é preciso ouvir a intuição. Ela gera a sensibilidade

          As empresas podem favorecer as mudanças realizando-a, em primeira mão, no alto escalão. Deve começar na mentalidade de quem está liderando. O líder que extorquir, enganar, mentir, pisar, sonegar informações e conhecimentos, tripudiar estará agindo contra o crescimento natural da empresa que dirige. Jamais deve depender totalmente de outros, mas estimular o espírito de equipe, em contínua interdependência. Sem usar a força, mas pelo exemplo, pela atitude, deve arrastar os seus subordinados e os seus pares. Toda palavra terá valor e sentido se os atos e as ações seguirem o que foi dito. É preciso que os dirigentes saibam que na mudança do layout da disposição da linha de produção, por exemplo, quem vai acionar as máquinas, manusear a matéria prima, a embalagem, estocar, carregar o caminhão e levar para a loja é o ser humano, que, por sua vez, deve ter consciência de que faz parte daquele produto, daquela empresa e que, por conseguinte, deverá 
ser ouvido. Além de ser uma parte, ele faz parte. (Segue a 2a. parte)

Professor João Beserra da Silva
Telefones:11/84645220 - 91268916
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