sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MNEMÔNICA – A ARTE DE DESENVOLVER A MEMÓRIA - Prirmeira Parte


MNEMÔNICA – A ARTE DE DESENVOLVER A MEMÓRIA
Primeira Parte
A imaginação é muito mais forte do que a vontade. Se a sua já for bem forte, mais ainda haverá de ficar pela aliança com a imaginação. Por ela, como se fosse filme de ficção, crie quadros mentais de pessoa bem-sucedida nos estudos, na profissão, na vida e como comunicador admirado e respeitado.
Imagine o seu cérebro como o mais poderoso computador do globo terrestre e de outras esferas, de fácil manejo. Capaz de absorver todas as questões, as quais, na hora exata e sempre que necessário for, uma fada-madrinha, sábia e solícita, dar-lhe-á as respostas acertadas, fazendo-o voltar ao fio da meada. Acredite nela, na sua fada-madrinha – a sua memória. Mantenha com ela relação de amizade e de camaradagem harmoniosa, afirmando diariamente:
Minha memória é perfeita e fiel, inteiramente sintonizada com a sabedoria infinita do meu supraconsciente que guarda e me passa todas as informações necessárias para que as minhas apresentações em público sejam sucesso constante, fruto da admiração de todas as pessoas. Alimento-a com a minha inabalável crença nesse poder interior, ainda mais pela certeza de que Deus é a sua Luz. Obrigado, minha memória por você ser tão boa, com tanta sabedoria!
Como Estudar – Uma vez desperta a confiança na sua fada-madrinha, – a memória, – determine-se a estudar os conteúdos necessários das suas lições, para as provas, para os concursos, ou o tema do seu discurso e a montar a estrutura do mesmo. Certifique-se de que está em calma, de bem com você, com todas as pessoas e com o assunto escolhido. Ligue um som, em tom suave e brando, quase imperceptível. Ouça inicialmente músicas clássicas, bem agradáveis; de preferência orquestradas, do seu agrado. Se ainda for alheio a esse tipo de música, aprenda a apreciar o seu gênero que, por si só, já é re-laxante.
Discipline-se a executar aquilo para o que se determinou, de maneira que esteja inteiramente entregue ao estudo, de corpo e alma.
Durante o estudo, evite cometer os seguintes erros:
a) Mascar goma de natureza alguma. Ela contém açúcar, corante e sabor artificial. O açúcar derrete e penetra na corrente sangüínea, encontrando logo respostas no cérebro, pois é inibidor cerebral. Quando alguém está nervoso é muito comum se lhe oferecer água com açúcar. Portanto, se quiser deter a mente viva e desperta, fique longe do açúcar.
Outro fator nocivo é o sabor que provoca reações químicas no organismo, ativando os sentidos do olfato e do paladar. Entram em ação os sistemas e os órgãos ligados à alimentação: o endócrino, acionando as glândulas salivares e as digestivas. No exato instante em que há o despertar da saliva, a sua química exerce comando no aparelho digestivo, com a seguinte mensagem: “prepare-se, aí vai comida para ser digerida”. O fígado fica aguardando, movimentando-se até mesmo o intestino, como a arranjar espaço para o que vai chegar. Com o alarme falso as energias dos diversos sistemas, órgãos e aparelhos já se puseram em movimento, iniciando a produção de oito ácidos, diferentes e contraproducentes, em extremo, prejudiciais à saúde e ao equilíbrio do corpo.
b) Você fuma? – Se a resposta for positiva, sugerimos-lhe evitar essa prática enquanto estuda porque, da mesma forma como a goma de mascar provoca reações, assim também o cigarro; sobremodo no sistema nervoso, afetando o respiratório e o circulatório. Pelos mesmos motivos, evite comer ou mastigar alguma coisa enquanto estiver estudando.
c) Gosta de rock? – Ouvir esse tipo de música no período do estudo, prejudica o seu rendimento. Esse gênero altera todo o ritmo celular e o orgânico do ser humano. Mexe com o cérebro e tira-lhe o poder de concentração. Cansa o sistema nervoso. Ao escutarem essa música, ratos morrem em apenas três minutos, segundo estudos realizados no Japão.
Essas recomendações do que é prejudicial, aqui são postas com o intuito de preservar as suas energias. Quanto menos desperdiçá-las, melhor!

Para criar grupos de estudos em sua cida-de, contate-nos:

Professor João Beserra da Silva

11/2086-3567 - 8464-5220 – 9126-8916
http://www.myspace.com/professorbeserra
http://professorbeserra.wordpress.com
http://academiabrasileiradeoratoria.ning.com/
http://www.professorbeserra.ning.com
http://professorbeserra.blogspot.com/
professorbeserra@yahoo.com.br
desenvolvendotalentos@gmail.com

Direitos de reprodução parcial e total protegidos pela Lei 5988/73. Se, para trabalhos escolares ou teses universitárias, parcialmente, o autor permite, desde que seja citada a fonte, incluindo nome do autor, fonte e título da obra. Nunca para cursos explorados comercialmente ou profissionalmente.

Nenhum comentário: