terça-feira, 1 de julho de 2014

VIVENDO A MELHOR IDADE


O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos. – (Sl. 92, 12 a 14)

Senhoras e senhores,

Lady Lydia, MD. Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, em quem saudamos as pessoas idosas e aos membros do Con-selho,
Senhor Vereador Lamé, Presidente da Frente Parlamentar dos I-dosos, na pessoa de quem cumprimentamos a todas as autoridades presentes.
Que momento grandioso é este! Que justa solenidade é esta! Que marca deverá ficar nas almas das pessoas que aqui estão. Daquelas que se pronunciaram; dos que ainda vão falar, dos convidados, dos homenageados e daquelas que são objeto desta oportunidade – as pessoas idosas.
Segundo o Sr. Kofi Annan, ex-secretário geral das Nações Unidas, “na África se diz, quando morre um ancião, que desaparece uma biblioteca”. Ainda, de acordo com o referido senhor, “todos envelheceremos algum dia, se tivermos esse privilégio”.
Gravemos, amigas e amigos amados, essa última expressão: “se tivermos esse privilégio”.
 “se tivermos esse privilégio”. - Nem todos o terão.

Sobremodo aquelas criaturas que desprezarem aos idosos ou lhes forem indiferentes. Logo o seu número passará dos atuais 600 milhões para 2 bilhões.
Haverá no mundo, pela primeira vez na História, mais pesssoas acima de 60 anos que menores de 15. Quadruplicando-se nos países em desenvolvimento. Portanto, os governantes precisam agir com rapidez, prudência e sabedoria porque o cenário exigirá políticas públicas mais consistentes e primoroso programa educacional.
No diapasão e no ritmo do salmo citado nesta introdução, permitam-nos nos apresentar qual lavrador que conhece bem a sua tarefa para submeter à sua apreciação e estudo alguns valores esquecidos em forma de sementes que colhemos na Universidade da Vida e na Enciclopédia do Ser Humano para que o mundo possa Viver a Melhor Idade com decência e dignidade.

Qual é ela? A primeira? A segunda? A Terceira? Qual a melhor?

Pensamos e disso temos certeza absoluta por todas as nossas experiências de que a melhor idade é aquela na qual podemos viver felizes e extrair as experiências necessárias para torná-la ainda melhor. Tanto é verdade que no Butão e em outros países o desenvolvimento humano se mede pelo grau de felicidade do povo. A melhor idade é a presente, no tempo em que vivemos.
Nosso país está fadado a ser o celeiro do mundo e a pátria do Evangelho. Mas, passa ainda por situações desfavoráveis para merecer e encontrar o ensejo de transformar-se nesse “celeiro” e nessa “Pátria”. Por falta de pessoas inteligentes e destemidas? Negativa a resposta, pois as temos de sobejo. Apenas por carência de amor, da grande energia que vai modificar o mundo. Pela falta de Deus.

Mas, o que é amor? Onde se aprende o seu significado? Onde se obtém conhecimento acerca do seu valor e da sua resposta? O que vem a ser amar? Por que o Brasil e o mundo se encontram nessa crucial en-cruzilhada? Por que estamos tão carentes de valores éticos, morais e comportamentais? Pela imensa privação dessa energia salvadora e reconfortante.
Mas, o que é mesmo amor? Existe algum significado que nos convença a entendê-lo? Se existisse e se o entendêssemos, ainda assim teríamos condições de praticá-lo e exercê-lo em plenitude? Há como aprender o amor por osmose? Por discursos, por palavras eruditas, em seminários e workshops? Amor! Amor! Ah! Que ingente vontade de poder falar sobre amor.
Encontramos em Henry Drummond algumas sentenças que nos abrem caminhos para o amor, como:

1. “O Amor é o cumprimento da Lei”.
2. “O Amor é a regra que resume todas as outras regras”.
3. “O Amor é o mandamento que justifica todos os outros mandamentos”.
4. “O Amor é o Segredo da Vida”.

Ousamos completar: “O Amor é Deus, porque Deus é Amor”. Conhecemos tantos que falam de amor, eloquentemente, sem testemunho algum em suas próprias vidas para que validem as suas lições. Até mesmo aqueles que têm a responsabilidade do amor, como pais e professores, religiosos, sacerdotes, pastores, pensadores e políticos. É muito fácil discorrer sobre amor! Mais fácil ainda é afirmar que ama. Como, também, exigir amor dos outros. Há algum compêndio que possa esgotar o assunto?
Drummond se arroja em decompor o amor com base na Primeira Epístola aos Coríntios, em nove ingredientes:

1. Paciência – “o amor é paciente
2. Bondade – “o amor é benigno
3. Generosidade – “o amor não arde em ciúmes
4. Humildade – “não se ufana nem se ensoberbece
5. Delicadeza – “o amor não se conduz inconvenientemente
6. Entrega – “não procura seus interesses”.
7. Tolerância – “não se exaspera
8. Inocência – “não se ressente do mal
9. Sinceridade – “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”.

Amar, no nosso modesto entender, é querer o bem do outro. O do próximo, daquele que está ao nosso lado, naquele momento, de qualquer idade. Amar é respeitar. É ter consideração. É melhorar a auto estima pessoal e a dos semelhantes.
É praticar a justiça. É viver sem preconceitos. Sem mentiras. Sem engodos ou artimanhas nocivas. Amar é trilhar o caminho do bem e proporcioná-lo aos demais, servindo de indicador do caminho.
Que esse caminho seja a conduta pessoal em todas as idades, de modo a transformar aquela em que vivemos na mais feliz. Amar é permitir que o outro seja ele mesmo, diferente como é. Sem forçá-lo a ser igual. Porque quem se contenta em ser igual trilha caminho mediano e moralmente pobre. Amar é reconhecer Deus no coração do companhei-ro de jornada terrena em qualquer tempo, lugar ou idade.

Amar é ser Fonte de Prosperidade. Porque o Amor prospera, enriquece, rejuvenesce, une e guarda estreita relação com as mudanças fundamentais na índole geral e na postura das nossas ações coletivas. Desde criança, passando pela maturidade até o último dia na Terra, com qualidade de vida.
Asseguramos, com a mais absoluta convicção, de que para viver em paz é necessário amor. Para encontrar essa paz, também. Então, a paz de espírito que devemos buscar para a nossa vida, é por amor e com amor! Só então teremos qualidade de vida e viveremos a Melhor Idade.

O amor legítimo está fora da carne, na unidade espiritual. Está na sensibilidade do espírito. É a resposta divina à nossa consciência. É apelo da genuína vida, em todas as idades. Quem realmente sabe viver, ama a vida... Amar é servir! Servir de ponte. É ser luz. É ser vida. É in-dicar rumos. É estimular para a vida feliz. É ter na mente ideias positivas, e na boca palavras animadoras para todas as idades, em qualquer tempo e lugar. Como nos atos e nas ações. É viver a vida de forma edificante, respeitando a todos!
A maior regra de conduta é aquela que brota da ternura, do afeto, do carinho, que são verdadeiras irradiações que manam do interior de pessoas equilibradas e amorosas...
Há muitos idosos que são mestres nesta arte – na arte de amar. Pois, agiram assim com os seus pais, com seus filhos, com seus netos, com os bisnetos. Com a sua família. Com as demais pessoas.

Entretanto, amigas e amigos, foi necessário descobrir que eram sementes divinas de amor para encontrar a felicidade na vida e gerá-la nos outros. Foram capazes de deixar essa verdade germinar no seu interior, como verdade eterna, de modo a desfrutar de todos os momentos de sua idade. Assim ela será a Feliz Idade ao nascer, na infância, na adolescência e na chamada velhice, sem nunca se sentir velho. Porque ve-lho é trapo que  nada mais vale. Idoso, sim. Velho, nunca!Criança feliz, sempre!

Esquive-se do pensamento de que somos sementes da morte, do fracasso e da derrota. Que agradável, portanto, é você como semente boa, constatar que é essa semente de amor... Ou, como semente de amor que respeita a todas as pessoas, aceitando as diferenças, sem preconceitos...
A semente sempre produz frutos e novas sementes. Mas, frutos e sementes idênticas às sementes originárias. De tal forma quando respeitarmos crianças, jovens e adultos alcançaremos a chamada melhor idade – a Idade Feliz – a idade da bênção, a do prêmio maior, da longevidade porque vivemos todas elas como idades venturosas, semeando o bem e o amor em todos os campos da vida.

Assim, a semente de amor que está no seu coração sem sair dele para outro, relação alguma estabelece com o amor. Quem ama, sem manifestar o seu amor, procede como a nuvem que passa sem derramar o líquido precioso. Isto é, sem chover.
Enfim, como viver a Melhor Idade - a idade feliz? Quem poderá vivê-la? Da mesma forma como somente vive quem serve, a idade feliz é o presente da nossa vida. Pois, cada minuto de vida é um presente do nosso Criador, a Quem devemos o sopro de vida.
Todo aquele que despreza o semelhante de qualquer idade é um infeliz. Como é quem suborna. Quem corrompe. Quem se deixa corromper. Quem adultera. Quem falsifica. Quem engana o outro. Quem se a-proveita do idoso, da criança, do deficiente e da viúva. Quem se julga superior. Quem pensa que é melhor do que o outro, sem respeito e sem consideração. Quem age com preconceito, com petulância, com arrogância. Quem pensa que seus títulos e o seu posto poderão lhe dar o direito de diminuir o outro. De subestimar a sua capacidade.

Que pena, senhores vereadores Lamé e Samuel Vasconcelos, convidados e amigos, senhoras e senhores idosos que pessoas assim poderão ser encontradas em nossa própria família. No nosso meio social. Em nosso clube, em nossa igreja, nas instituições financeiras, nas repartições públicas, nos sindicatos, nos partidos políticos, nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas, no Congresso Nacional, nos Governos, nas entidades. Na nossa igualmente. Entre aquelas pessoas que tem a missão de cuidar da vida e da melhor idade. Meu Deus, meu Deus, piedade! Misericórdia para tantos desalmados. Para tantas pessoas funestas, hediondas e depravadas. Perdão! Perdão!

Na segunda feira, dia 23 de junho de 2014, completamos 78 anos. Alguém nos perguntou qual o segredo da longevidade. Dissemos-lhe: “Viver! Viver! Viver a vida agradecendo a Deus. Servir, servir por amor a todos”. Vivam, pois, cada momento da sua vida com alegria... Sorriam. Sorriam sempre. Brinquem, cantem, dancem, namorem, toquem, abracem, compartilhem, sejam amáveis, confiantes. Dêem a sua vez, quando necessário, para que a outra pessoa seja mais feliz. Vivam, vivam, vivam...

Aí, então, todos perceberão que são superiores as pessoas que amam e por isso vivem a Melhor Idade – a Idade da Felicidade – a do Presen-te. O seu melhor momento. Este!

Abracem a pessoa do seu lado e a quantas puderem, proferindo com sinceridade aos ouvidos: “Quero ser uma gota de água pura na taça da sua melhor idade. Nesta de agora.”
Obrigado! Que Deus abençoe a todos. Obrigado!


Professor João Beserra da Silva
11/996273190 - 984645220 - 24026203
professorbeserra@gmail.com

Nenhum comentário: